Blog

Marisa Martin / Blog  / Convite em Letterpress: tradição, requinte e personalização

Convite em Letterpress: tradição, requinte e personalização

Um convite nunca é apenas um convite. Ele traz junto uma história, um sentimento, um desejo de sonho realizado. E também antecipa aos convidados do que esperar da festa! Não tinha pensado que um convite traz tudo isso de informação? A Marisa Martin em parceria com a Letterpress Brasil, sim!

No planejamento do convite, cada história, sentimento e desejo são levados em conta, em um trabalho planejado para atender uma demanda pessoal. Essa é a essência de um trabalho personalizado, artístico e artesanal, atributos de todos os projetos que desenvolvemos utilizando letterpress. Mais que uma técnica, trata-se de um diferencial.

O cuidado com cada projeto é percebido na escolha da fonte perfeita para traduzir, não somente informações sobre o horário e o local da festa, mas, também, para transmitir um significado, que vai além das palavras.

Assim, se a festa é mais clássica, a tipografia escolhida precisa passar essa ideia. E se estivermos falando de um casal romântico ou moderno, a escolha precisa estar adequada.

O trabalho artístico e manual é percebido tanto na escolha da paleta de cores, bem como nas imagens que podem aparecer no convite. Em 2017, a tendência foi o uso de aquarelas, no convite ou no envelope. Já, em 2018, a tendência de imagens são os temas florais, que estão em alta e podem ser trabalhados nas diferentes épocas do ano.

Por fim, não menos importante, vem a escolha do papel, que traz textura à composição da mensagem. O papel 100% algodão é a escolha perfeita para quem pretende transmitir sofisticação. Para quem pretende um convite mais tradicional, sem perder a elegância e o refinamento, o uso de papeis elegantes e especiais, como os italianos, é uma boa dica.

Mas não esqueça de que o convite é um detalhe que precisa estar em harmonia com o projeto maior, que é o evento do seu casamento. O convite abre e dá o tom da cerimônia, ou seja, é a peça introdutória, que vai chamar a atenção para todos os outros detalhes. Será ele seu primeiro contato com as pessoas escolhidas por você para compartilhar o seu sonho, em um momento tão especial!

 

Letterpress é um sistema de impressão direto, em que se utiliza como matrizes tipos móveis, chamados clichês, cuja principal característica é a impressão em baixo relevo.

Hoje é considerada uma técnica vintage que, em ateliers como a Letterpress Brasil, é executada de modo artesanal por um artista gráfico, que imprime peça por peça, sendo o resultado personalizado. Cada convite, cada cartão é uma gravura, o que faz com que a papelaria produzida dessa maneira seja diferenciada, elegante, especial!

 

*contribuíram, gentilmente, com esse texto, Josefa Farias, Marcos Mello e Patrícia Passos, da Letterpress Brasil,  atelier gráfico e parceiro de Marisa Martin.

Captura de Tela 2018-04-26 às 12.58.30
Nenhum comentário
Faça um comentário

Atendimento via WhatsApp