Blog

Marisa Martin / Blog  / Ultra Violet, a cor de 2018

Ultra Violet, a cor de 2018

A Pantone 1 é a principal empresa de cores no mundo e definiu como a cor do ano o Ultra Violet (PANTONE 18-3838), que vem substituir o Greenry.

Em seu livro “A cor no processo criativo”, Lilian Ried Miller Barros, consultora e pesquisadora sobre as cores e suas aplicações, afirma que “A cor é um fenômeno fascinante. Sua presença no mundo visível exerce incontestável atração sobre nós, despertando sensações, interesse e deslumbramento”, diz.

Há muitas formas de “ver” a cor, com bases na teoria da física, da biologia e da psicologia. Dentro do espectro visível, temos a liberdade de combinar os tons e com isso produzir composições atraentes, impactantes ou tranquilizadoras.

Mas uma coisa que todos devem concordar é: a Ultra Violet é vibrante e forte! Por isso, muito cuidado ao optar por tê-la em seu evento, seja na decoração, nos trajes, na papelaria de seu casamento, bodas e na temática dos 15 anos. A dica é saber usá-la para arrasar!

Com a Ultra Violet, uma cor-âncora, versátil, “transsazonal” e sem gêneros em cada paleta, as oito cartelas da Pantone transmitem um sentimento distinto e mood próprio, podendo ser facilmente aplicadas à moda e aos acessórios, à beleza, aos interiores, à casa e aos aplicativos de design gráfico.

Para ser mais prática, vamos “ver” como isso funciona! Veja o convite de 30 anos que fiz, em 2017 e 2018. Ele já antecipava a cor de 2018 (veja abaixo o mood usado). Nele trabalhei com a nuance violeta – paleta Intrigue (assim define a Pantone).

Intrigar. Sim, essa idade maravilhosa de empoderamento: os 30 anos. Neste caso, uma mulher de 30 anos com toda sua capacidade e autonomia. E, para trazer um ar de seriedade e controle, fiz o contraste com o cinza.

Feito em papel Skin Grey 400 gr. 2 de toque aveludado, a frente e o verso são em serigrafia cinza escuro, as bordas foram pintadas na cor violeta e há um detalhe em cristal Swarovski, que pode ser visto por fora, pelo furo do envelope. O acabamento foi feito manualmente.

E, o envelope em papel Metallics Violette 300g 2 e semi-brilho, sem aba e com dedal. Fechamento com fita de gorgurão, cordão prata e tag em serigrafia. Dimensões do convite: 20,5 x 11 cm.

E, atenção ao escolher o tipo de papel, as cores mudam drasticamente se ele for fosco, brilho ou semi-brilho.

 

1 O Sistema Pantone é hoje o padrão na indústria gráfica e têxtil e influencia nas tendências mundiais de cores.

2 Ambos os papeis são da Série Corious Collection da ARJOWIGGINS.

No Comments
Post a Comment

Atendimento via WhatsApp